Aprendizagem em foco

Voltar EDUCAÇÃO BÁSICA

EDUCAÇÃO BÁSICA



*EDUCAÇÃO INFANTIL*

*ENSINO FUNDAMENTAL*

Ciclos De Formação Humana: Foco No Desenvolvimento Humano
A proposta político-pedagógica curricular do ensino fundamental da secretaria de estado de Mato Grosso prevê a inclusão de todos os alunos na idade certa, considerando o desenvolvimento humano e os direitos às aprendizagens.

CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA: Uma Política de Estado.

Em que se fundamenta?
Em Mato Grosso, as políticas e práticas educacionais buscam atender às novas necessidades da contemporaneidade. O desafio é propiciar a todos uma Educação pública Básica com qualidade social, como expressão do compromisso com a inclusão social. O estado de Mato Grosso incorpora de forma definitiva a organização estrutural por meio da organização dos Ciclos de Formação Humana, valendo-se do percurso histórico da rede, que, há dez anos, trabalha com a organização por ciclos, na perspectiva da inclusão, da educação como direito e voltada para a formação humana.


A partir da LDB 9394/96, que estabelece novas formas de organizar a Educação Básica, no estado de Mato Grosso implantou-se em caráter  experimental, em 22 escolas públicas, o Projeto Terra . Em 1998, o Estado implanta o Ciclo Básico de Aprendizagem – CBA, uma estratégia político-pedagógica que assegura, inicialmente, o direito ao ciclo da alfabetização. Para dar continuidade à implementação do CBA a Secretaria de Estado de Educação propôs a implantação gradativa dos Ciclos de Formação para todo o Ensino Fundamental ampliando a política de inclusão social. Atualmente, o Ensino Fundamental na rede pública do Estado de MT está organizado por Ciclos de Formação Humana.

 

*ENSINO MÉDIO*

A Coordenadoria de Ensino Médio (CEM), integrante da Superintendência de Educação Básica (Sueb) e adstrita à Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (SAPE) tem como meta permanente "elevar os índces de desempenho (aprovação/permanência/proficiência) dos alunos do Ensino Médio no Estado de Mato Grosso".

Tal meta só é passível de concretização mediante um esforço conjunto, que prevê a parceria com as Assessorias Pedagógicas e os Cefapros, em ações de caráter pedagógico, envolvendo no processo de ensino-aprendizagem todos os segmentos da comunidade escolar: pais, alunos, profissionais da educação e equipes gestoras.

Como parte desta construção coletiva, estão disponíveis neste espaço materiais que orientam a construção de um currículo integrado e que podem subsidiar as reflexões durante a Semana Pedagógica, a Sala do Educador e outros momentos de estudo.

Clique aqui e veja mais publicações do Ensino Médio.

 

*ORIENTATIVO PEDAGÓGICO - 2018*

 

*ESCOLA PLENA*

Em 2016 teve início o projeto que apresenta uma nova forma de educar em Mato Grosso.
Hoje temos 40 escolas com o projeto atendendo mais de 20 mil estudantes de 28 municípios.
O Governo Federal auxilia o estado na aplicação de recursos. Neste sistema de ensino de período integral os estudantes recebem três alimentações diárias (café da manhã, almoço e lanche) e passam a ter um acompanhamento mais próximo dos professores por meio de Tutoria e Estudo Dirigido para aprofundamento do conteúdo ofertado em sala de aula.

Esse modelo de escola, pautado no Protagonismo Juvenil, é uma referência, pois abre espaço para a atuação do jovem no ambiente escolar, tornando-o a figura central da escola. O estudante participa das decisões, o que proporciona o desenvolvimento de um perfil de liderança e responsabilidade, visto que caberá a ele/ela refletir sobre seu próprio ensino e espaço de interação.

Nas Escolas Plenas temos as Disciplinas Eletivas, as quais são criadas pelos próprios educadores da unidade de Ensino que elencam os conteúdos e habilidades das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular voltados aos interesses dos alunos, que têm a possibilidade de escolher quais disciplinas irão cursar semestralmente. As Eletivas são interdisciplinares com caráter prático e voltado à experimentação. A redução dos índices de evasão escolar é uma das principais finalidades da implantação deste modelo de ensino.

*NOVO MAIS EDUCAÇÃO*

Em breve..

*LIVRO DIDÁTICO*

Em breve..