Pular para o conteúdo
Primeiro acesso de professor / tae e estudantes ao G suite da Google for Education 

 

O G suite for Education é o serviço da Google que oferece um conjunto de ferramentas que darão suporte às atividades pedagógicas a serem realizadas nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso a partir do início do ano letivo de 2021 até o ano letivo de 2026.  

 

O pacote de ferramentas Gsuite for education inclui: e-mail (Gmail), serviço de armazenamento em nuvem (Google Drive), ambiente de sala de aula virtual (Google Classroom), lousa digital interativa (Google Jamboard), serviço de comunicação por vídeo (Google Meet), serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite (Google Maps), serviço virtual de tradução instantânea (Google Tradutor), dentre outros.   

Além de uma conta e-mail para os profissionais da educação e estudantes, serão criadas salas de aulas virtuais por escola e cada turma nelas existentes. A organização das salas virtuais seguirá o mesmo formato adotado em um ambiente escolar convencional, ou seja, serão membros de uma determinada sala virtual todos os alunos matriculados na respectiva turma, bem como os professores atribuídos na mesma. Exemplo: 9º ano A (são membros todos os professores por componente/disciplina e respectivos estudantes). 

Perguntas Frequentes

1 - Como saber qual é meu usuário e senha para a minha conta do Google For Education?
2 - Como faço meu primeiro acesso no Google Education usando minha conta?
Após obter o e-mail institucional acesse https://www.google.com.br e clique em "Fazer Login" no lado superior direito da página.
3 - Posso usar minha conta pessoal do Google (Gmail) para acessar o Google For Education (conta institucional)?
Contas particulares da Google NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio @edu.mt.gov.br
4 - Quanto espaço de armazenamento estará disponível com o Google For Education?
Cada usuário tem armazenamento ilimitado para o Google Drive, Gmail e Google Fotos.
5 - Como funcionarão as aulas remotas?
As atividades serão oferecidas através da ferramenta Google Classroom, disponibilizada no Google for Education. A ferramenta conta com diversos recursos à disposição de alunos e professores como chamadas de vídeo, apresentações interativas, exibição de aulas síncronas e assíncronas, entre outros.
6 - De que forma os alunos que não têm acesso à internet participarão das aulas?
Os alunos que não tem acesso a internet receberão material impresso (apostila) que será entregue na unidade escolar em que estiver matriculado, além disso, aulas serão transmitidas pela TVG (canal 16.1 e 16.2) no raio de abrangência da emissora (Várzea Grande e Cuiabá), esta transmissão será ampliada gradativamente para o interior do estado.
7 - As contas de e-mail institucional, com domínios @educacao, @professor e @aluno, criadas em 2020, continuam ativas ?
As contas ainda podem ser acessadas, porém o conteúdo nas mesmas não será atualizado. Recomenda-se então o uso das novas contas com domínio @edu.mt.gov.br
8 - Como faço para recuperar ou redefinir minha senha da conta institucional?
Ao realizar o primeiro acesso será necessário realizar a redefinição da senha padrão, fornecida pelo sistema. Em outro momento você pode mudar sua senha por motivos de segurança ou redefini-la, caso a esqueça. A senha da sua Conta do Google é usada para acessar todos os recursos da plataforma G Suite. Para mais informações acesse: tinyurl.com/g5qaoh1c
9 - É possível utilizar a conta institucional junto com a minha conta pessoal no mesmo dispositivo?
Sim, é possível a utilização de duas ou mais contas em um dispositivo, para isto basta seguir as instruções de gerenciamento de conta da Google. Para mais informações acesse: tinyurl.com/2gartolf
10 - Sou aluno e digitei os meus dados para consulta do e-mail institucional de forma correta (código do aluno e data de nascimento), porém ele me retorna a mensagem "Não foi encontrado Aluno com os filtros informados!". O que devo fazer?
Caso seus dados estejam corretos, confirme a validação de sua matrícula na secretaria da escola. Se confirmada a matrícula significa que o sistema ainda irá processar as informações referentes a criação de sua nova conta Google. O prazo para regularização e ativação de seu email é de até 48 horas.
11 - Sou professor, digitei os meus dados para consulta do e-mail insitucional de forma correta (CPF e data de nascimento), porém ele me retorna a mensagem "Não foi encontrado Professor com os filtros informados!". O que devo fazer?
Caso seus dados estejam corretos, confirme a validação de sua atribuição na secretaria da escola. Se confirmada a atribuição significa que o sistema ainda irá processar as informações referentes a criação de sua nova conta Google. O prazo para regularização e ativação de seu email é de até 48 horas.