Perguntas Frequentes
1 - Como saber qual é meu usuário e senha para a minha conta do Google For Education?
2 - Como faço meu primeiro acesso no Google Education usando minha conta?
Após obter o e-mail institucional acesse
https://www.google.com.br e clique em "Fazer Login" no lado superior direito da página.
3 - Posso usar minha conta pessoal do Google (Gmail) para acessar o Google For Education (conta institucional)?
Contas particulares da Google NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio @edu.mt.gov.br
4 - Quanto espaço de armazenamento estará disponível com o Google For Education?
Cada usuário tem armazenamento ilimitado para o Google Drive, Gmail e Google Fotos.
5 - Como funcionarão as aulas remotas?
As atividades serão oferecidas através da ferramenta Google Classroom, disponibilizada no Google for Education. A ferramenta conta com diversos recursos à disposição de alunos e professores como chamadas de vídeo, apresentações interativas, exibição de aulas síncronas e assíncronas, entre outros.
6 - De que forma os alunos que não têm acesso à internet participarão das aulas?
Os alunos que não tem acesso a internet receberão material impresso (apostila) que será entregue na unidade escolar em que estiver matriculado, além disso, aulas serão transmitidas pela TVG (canal 16.1 e 16.2) no raio de abrangência da emissora (Várzea Grande e Cuiabá), esta transmissão será ampliada gradativamente para o interior do estado.
7 - As contas de e-mail institucional, com domínios @educacao, @professor e @aluno, criadas em 2020, continuam ativas ?
As contas ainda podem ser acessadas, porém o conteúdo nas mesmas não será atualizado. Recomenda-se então o uso das novas contas com domínio @edu.mt.gov.br
8 - Como faço para recuperar ou redefinir minha senha da conta institucional?
Ao realizar o primeiro acesso será necessário realizar a redefinição da senha padrão, fornecida pelo sistema. Em outro momento você pode mudar sua senha por motivos de segurança ou redefini-la, caso a esqueça. A senha da sua Conta do Google é usada para acessar todos os recursos da plataforma
G Suite. Para mais informações acesse:
tinyurl.com/g5qaoh1c
9 - É possível utilizar a conta institucional junto com a minha conta pessoal no mesmo dispositivo?
Sim, é possível a utilização de duas ou mais contas em um dispositivo, para isto basta seguir as instruções de gerenciamento de conta da Google. Para mais informações acesse:
tinyurl.com/2gartolf
10 - Sou aluno e digitei os meus dados para consulta do e-mail institucional de forma correta (código do aluno e data de nascimento), porém ele me retorna a mensagem "Não foi encontrado Aluno com os filtros informados!". O que devo fazer?
Caso seus dados estejam corretos, confirme a validação de sua matrícula na secretaria da escola. Se confirmada a matrícula significa que o sistema ainda irá processar as informações referentes a criação de sua nova conta Google. O prazo para regularização e ativação de seu email é de até 48 horas.
11 - Sou professor, digitei os meus dados para consulta do e-mail insitucional de forma correta (CPF e data de nascimento), porém ele me retorna a mensagem "Não foi encontrado Professor com os filtros informados!". O que devo fazer?
Caso seus dados estejam corretos, confirme a validação de sua atribuição na secretaria da escola. Se confirmada a atribuição significa que o sistema ainda irá processar as informações referentes a criação de sua nova conta Google. O prazo para regularização e ativação de seu email é de até 48 horas.