Pular para o conteúdo

Parlamento Mirim Mato-Grossense

Logo

O que é o Parlamento Mirim?

O Parlamento Mirim Mato-grossense foi criado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar nesta Casa de Leis, com a diplomação, posse, sessão de escolha da mesa diretor e sessão ordinária.

Na sessão ordinária do parlamento mirim, os deputados estaduais cedem os seus lugares para jovens estudantes de nosso estado. Eles são os deputados e deputadas do Parlamento Mirim Mato-grossense: dirigem todos os trabalhos do Parlamento Mirim, apresentam propostas para melhorar as condições de vida do nosso cidadão e falam sobre as suas ideias. Tudo acontece no Plenário das Deliberações Renê Barbour, que é o mesmo lugar onde os deputados estaduais realizam as sessões na Assembleia Legislativa. Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência da Consultoria Técnico-Jurídica da Mesa Diretora e do responsável pelo projeto. A sessão é transmitida pela TV Assembleia.

Neste ano, todos os estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e particulares dos municípios atendidos podem se candidatar a uma das 24 cadeiras do Parlamento Mirim. São 24, porque esse é o atual número de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

 

Parlamento Juvenil Mercosul

Resultado de imagem para parlamento juvenil do mercosul

O que é o Parlamento Juvenil Mercosul 2018-2020?

O PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaborarão propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL. O PJM também ajudará os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Quem é o atual Parlamentar Juvenil por Mato Grosso?

CIDADE: VÁRZEA GRANDE

O meu nome é Elias, sou estudante do 3°semestre do curso Técnico integrado ao nível médio Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/ Campus Várzea Grande (IFMT).

 

 

 

 

Outros:

Concursos de Redações, Desenhos e Olimpíada