Pular para o conteúdo

PROJETO DE ARTE, MÚSICA E COMUNICAÇÃO - EDUCARTE

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, empenhada no compromisso da melhoria da proficiência dos alunos da Educação Básica, desenvolve entre outros trabalhos, Projeto Pedagógicos que buscam atender às Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino.

Fonte: EE Eunice Souza dos Santos – Rondonópolis

O Projeto de Arte, Música e Comunicação - Educarte, é uma Disciplina Optativa/Atividade Complementar que atende 187 Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, distribuídas em 72 municípios que tiveram seus projetos analisados, deferidos e autorizados pela SEDUC-MT.

Fonte: EE Maria Leite Marcoski - Várzea Grande

Fonte EE Prof. Jercy Jacob - Várzea GrandeFonte: EE Eunice Souza dos Santos – Rondonópolis

O Núcleo de Programas e Projetos – NUPP, é o setor responsável pelo Educarte. Esse projeto está normatizado pela Portaria nº 597/2018, em seus artigos 26 e 28, e Portaria nº 642/2018 (específica do projeto), que possibilitaram às unidades escolares interessadas na implantação, o envio de projeto para análise e autorização. Com isso, as Escolas que tiveram seus projetos autorizados atribuíram um(a) professor(a) para desenvolver as atividades do Educarte com alunos matriculados na Educação Básica.

Creche Estadual Nasla Joaquim Aschar – Cuiabá

Fonte: EE Souza Bandeira – Cuiabá      

O Educarte disponibiliza através da Escola ações pedagógicas de cunho interdisciplinar voltadas para a Arte, a Música e a Comunicação, que são desenvolvidas de forma a garantir espaços nos quais os alunos participam em regime de contra-turno, ocupando o tempo ocioso com novos aprendizados para a vida, ampliando conhecimentos e conceitos que já possuem. Tudo isso com foco na melhoria da proficiência desses alunos, nas etapas ou modalidades de ensino em que se encontram matriculados dentro da trajetória escolar.

Fonte: EE Monteiro Lobato – Peixoto de Azevedo

Fonte: EE Eunice Souza dos Santos – Rondonópolis

Em 2019, o Projeto Pedagógico Educarte atende cerca de 20 mil alunos. Além de envolver a comunidade escolar nas unidades autorizadas, o Educarte está presente na agenda de eventos de todas as escolas que têm esse projeto, com a finalidade de divulgar os aprendizados  adqueridos pelos alunos, em eventos como datas comemorativas diversas, desfiles cívicos e outras programações internas e externas ao ambiente escolar. A SEDUC, através do Núcleo de Projetos e da Unidade de Cerimonial – UCCE, tem integrado os trabalhos desenvolvidos no Educarte dentro das programações dos eventos pedagógicos realizados ao longo do ano letivo e também às programações em parceria ou apoio com outras Secretarias de Estados, Organizações e Instituições. Algumas Escolas do Educarte contam com parceria e apoio externos.

Fonte: EE Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller – Cuiabá

EE Prof. Demétrio de Souza – Várzea Grande

Em geral, os alunos matriculados no Educarte apresentam excelentes resultados dentro da trajetória escolar na Educação Básica. Isso é o que apontou o resultado do acompanhamento pedagógico realizado pelo Núcleo de Projetos, nos meses de agosto e setembro de 2019, em que foram utilizados instrumentos de pesquisa, como por exemplo o Formulário/Questionário on-line, que obteve a participação de 100% das Unidades Escolares do Projeto. A pesquisa confirma a relevância na vida escolar do aluno que participa do projeto Educarte no contra-turno, com reflexo nas disciplinas e áreas do conhecimento quanto a melhoria na proficiência desse aluno.

Fonte: EE André Avelino Ribeiro – Cuiabá

Fonte: EE Profª Zeni Vieira - SINOP

Fonte: EE Profa. Eunice Souza dos Santos - Rondonóplois