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Sobre o programa:

Há quase duas décadas o Tribunal de Contas de Mato Grosso implantou o Projeto TCEstudantil, que consiste em abrir as portas dessa Instituição para a juventude mato-grossense a partir da visita de alunos do nível médio e superior da rede pública e privada do Estado.

O objetivo do projeto é formar jovens conscientes e sabedores de seus diretos e deveres em relação à cidadania, despertando habilidades de questionar, criticar e propor melhorias dos serviços públicos prestados em sua escola, em seu bairro e em sua cidade.

Ao mesmo tempo, por meio do TCEstudantil, o Tribunal busca informar e divulgar para a sociedade a sua missão, ações e projetos e, consequentemente, aumentando a transparência do órgão. Aos visitantes também são apresentados aos canais de comunicação disponíveis para interagir com o TCE-MT, para acompanhar e fiscalizar os gastos do dinheiro público do seu município. Os estudantes são estimulados a exercerem o controle social dos resultados da gestão pública.

Por meio do TCEstudantil, mais de 30 mil alunos já estiveram no Tribunal de Contas. Um fato curioso que alguns dos alunos que participaram das primeiras visitas do TCEstudantil, em 2001, retornaram ao Tribunal como professores acompanhantes de turmas, assim como, há estudantes que hoje são auditores do TCE-MT.

O Projeto TCEstudantil é coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), que tem a missão de estimular e orientar sobre o exercício do controle social, aproximar a sociedade do TCE e tornar os resultados da Instituição mais acessíveis ao cidadão. O projeto tem o apoio de outras unidades gerenciais dos TCE-MT e uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Desde 2013, a SAI estimula os alunos a realizarem um evento na escola denominado “Ações de Controle Social”, cuja finalidade é compartilhar com os demais colegas o conhecimento adquirido nas visitas ao TCE-MT, expor, compartilhar e propor soluções sobre os problemas enfrentados no dia a dia escolar ou da comunidade. Nestes seis anos de implantação, já foram realizadas 69 ações de controle social reunindo mais de 9 mil pessoas.

 

Como foi o programa em 2019:

 

As visitas foram realizadas todas as terças-feiras, das 8 às 12 horas, nas dependências do Tribunal de Contas de Mato Grosso para alunos do nível médio e superior, sendo disponibilizados ônibus para o transporte dos estudantes do ensino médio de Cuiabá e Várzea Grande. Os visitantes, em média 80 pessoas, foram recepcionados com café da manhã, no Espaço Cultural Liu Arruda, onde receberam o material pedagógico.

Em seguida os alunos foram encaminhados à sessão plenária para acompanhar o julgamento das contas públicas, logo depois, foram recebidos em uma unidade técnica do TCE-MT.

Na sequência, assistiram a palestras sobre a importância do Tribunal de Contas enquanto órgão fiscalizador e os canais de comunicação disponíveis para a sociedade.

Após as palestras foi aberto um espaço para que os alunos fizessem perguntas e tirarem seus INFORMATIVO DO PROJETO TCESTUDANTIL 2019 dúvidas. Neste momento de interação, o TCE-MT buscou estimular os estudantes a serem mais participativos na comunidade e protagonistas de ações que impactem o dia a dia de sua cidade. Ao final da visita, o Tribunal aplicou uma avaliação para detectar o grau de satisfação dos participantes, a qualidade do evento e traçar as diretrizes dos futuros encontros.

Todos os participantes deviam apresentar no evento o número de seu CPF válido para serem certificados pela Escola Superior de Contas do TCE-MT, com a carga horária de 4 (quatro) horas/aula. Após 15 dias da realização do evento, os alunos receberam o link para acesso e impressão do Certificado, no e-mail informado nas fichas de cadastro.

Quanto as visitações ao TCE neste ano tivemos 2.741 alunos participantes no projeto, sendo 408 do Ensino Fundamental, 1.131 do Ensino Médio e 1.202 do Ensino Superior. Ainda neste ano, tivemos a participação de 06 Escolas do Ensino Fundamental, 14 Escolas do Ensino Médio e 13 Instituições do Ensino Superior.