Pular para o conteúdo

Sobre o Programa:

O Parlamento Jovem Brasileiro - PJB é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil.

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

 

Quem pode participar?

Qualquer estudante que preencha os seguintes requisitos:

  • Tenha entre 16 e 22 anos até a data da viagem para Brasília.
  • Esteja matriculado(a) e frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares. Se o(a) estudante cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio, ou está cursando o ensino médio na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), também está apto(a) a participar.
  • Não ter participado como deputado(a) jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Afinal, temos que dar oportunidade aos jovens que nunca tiveram essa experiência!

 

Como fazer a inscrição?

Para participar do PJB, o estudante deverá seguir 3 passos:

  1. Elaborar um projeto de lei

  2. Preencher o formulário eletrônico de inscrição

  3. Anexar os seguintes documentos: 

  • Cópia do documento de identidade;

  • Declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio ou técnico integrado, em que conste o ano cursado, ou de que está matriculado regularmente no ensino médio na modalidade EJA;

  • Termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (o modelo está disponível no site, junto à ficha de inscrição).

ATENÇÃO: O projeto de lei deverá estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO PJB 2020

 

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO EM 2020

Pré-selecionados 2020

MATO GROSSO

 

NOME

ESCOLA

CIDADE

Isabelly Pereira Domingos

      INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

VÁRZEA GRANDE

Luiz Henrique Melo da Silva

      INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

   CAMPO NOVO DOS PARECIS

Vinício Mendes Roberto

       INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

   CAMPO NOVO DOS PARECIS

Vinicius Matheus da Costa

       INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

CUIABÁ

 


ISIS DAMASCENO LÉ - JOVEM DEPUTADA 2019 

QUAL FOI O PROJETO DE LEI DA JOVEM DEPUTADA?

Para o programa, Isis criou um projeto de “Incentivo ao Uso de Pesticidas Biológicos e Agroecologia”. A ideia, de acordo com ela, é que o governo dê incentivo financeiro aos produtores rurais que optarem pela utilização de pesticidas biológicos. “O acesso a agrotóxicos é mais barato, por isso, facilitado. Mas gera consequências à nossa saúde e ao meio ambiente. A proposta é facilitar o acesso do produtor a outras alternativas para o controle de pragas”, afirmou.