Pular para o conteúdo

Sobre o Programa:

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. 

O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Para participar da edição de 2019, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema: “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das  Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

 

Pré-requisitos de 2019 (em breve os pré-requisitos de 2020)

Puderam participar do Jovem Senador 2019 os alunos que atenderam obrigatoriamente todos os seguintes requisitos:

  • estarem regularmente matriculado e frequente, no momento da inscrição e na data da semana presencial em Brasília, em escola pública estadual ou do Distrito Federal de ensino médio, em uma das seguintes modalidades: regular ou ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos;
  • terem, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2019;
  • terem disponibilidade para participar da fase presencial do Jovem Senador 2019, em Brasília-DF, no período de 25 a 30 de novembro de 2019.

 

RESULTADO DA ETAPA ESTADUAL EM 2019 

Mato Grosso 

LUGAR ESTUDANTE ESCOLA MUNICIPIO PROFESSORA ORIENTADORA
1

Camila Antunes Simoni

Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros

Colíder

Cintia Barbara Zocolotto

2

Jamily Magalhães da Silva

 Escola Estadual do Campo São José

Chapada dos Guimarães

 

Juvina Joana de Magalhães Silva

 

3

Nathália Rocha Duarte

Escola Estadual São Francisco de Assis

Aripuanã

Maria Gorete Côgo da Silva

 

Camila Antunes Simoni foi a Jovem Senadora por Mato Grosso em 2019