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VOCÊ CONHECE A OUVIDORIA SETORIAL?

 

1-O que é a Ouvidoria Setorial Seduc?

É parte de uma estrutura em rede de Ouvidorias do Poder Executivo de Mato Grosso, ligada a Controladoria Geral do Estado CGE, subordinado à Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência SAOGT, cuja função é recepcionar, tratar e dar andamento às demandas da sociedade quanto a prestação dos serviços públicos.

 

2-Qual seu papel?

Suas principais funções são:

  • Recepção, tratamento e fornecimento de respostas às demandas da sociedade;
  • Elaborar estudo e diagnóstico das demandas e um relatório ao Secretário de Educação;
  • Encontrar e propor soluções aos problemas identificados;
  • Subsidiar dados e relatórios trimestrais aos gestores, visando ajudar na melhoria dos serviços públicos;
  • Promover o entendimento e a conciliação entre administração e administrado (Vide Código de Defesa do Usuário do Serviço Público).

 

3-A quem está ligada?

Está ligada administrativamente à Secretaria Adjunta Executiva da Pasta e operacionalmente à Controladoria Geral do Estado CGE, ao compor a Rede de Ouvidoria do estado.

A Rede de Ouvidoria do estado é constituída pela:

  • Controladoria Geral do Estado;
  • Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência;
  • Ouvidorias Setoriais;
  • Comissão Mista de Reavaliação das Informações;
  • Comissões de Gestão da Informação.

 

4-Quais os canais de atendimento?

Sua principal ferramenta é o Sistema Fale Cidadão 2.

Um canal online onde qualquer pessoa, de modo anônimo ou não, pode se manifestar a respeito dos serviços públicos ofertados, com elogios, sugestões, pedido de informações, reclamações e denúncias.

O cidadão pode encaminhar mensagem à Ouvidoria através dos seguintes canais:

a) Sites Oficiais do Governo, através do link “Fale Cidadão” ou “Ouvidoria”;

b) Através do endereço https://ouvidoria.cge.mt.gov.br/falecidadao/;

c) App MT Cidadão;

d) E-mail ouvidoria@cge.mt.gov.br;

e) Correspondência (carta comum, ofício, bilhete, etc.);

f) Telefone (0800 6471520, 162 e telefones das Ouvidorias Setoriais);

g) Ouv-Zap (aplicativo whats app número 65 98476-6548);

h) Pessoalmente/Balcão;

i) Mídia (Registro feito tendo como base matéria publicada com informações relevantes à Ouvidoria - denúncias/reclamações, em que há a necessidade de ser averiguada a veracidade dos fatos ocorridos).

 

5-Onde estão suas informações públicas?

Site Ouvidoria Setorial Seduc

Site Ouvidoria Geral do Estado.

 

6-Quais os seus resultados?

A Ouvidoria deve realizar relatórios trimestrais e anualmente, este último denominado Relatório Anual Geral, que permitirá aos gestores identificar os principais setores ou produtos que precisam de melhoria para melhor atender ao cidadão.

Estes relatórios descritivos quantitativos apresentam diversas informações, dentre as quais citamos: Número e percentual de demandas não respondidas na periodicidade anual e mensal; número e percentual de respostas dadas aos cidadãos em menos de 30 dias e mais de 30 dias; número e percentual de demandas por tipificação/assunto; originadas por região do país; e quais os principais municípios demandantes.

 

7-Qual seu desafio?

Aprimorar qualidade no atendimento de demandas de Ouvidoria junto DREs e escolas, bem como o atendimento ao cidadão na Ouvidoria, sem reduzir o percentual de demandas atendidas dentro do prazo.

 

8-Qual sua estrutura na Seduc?

A atual equipe é composta por um Ouvidor e três servidores na equipe técnica. Todos efetivos. Atuam em uma sala reservada no Órgão Central.

 

9- Como seus trabalhos são avaliados?

Seus trabalhos são avaliados em três dimensões:

Dimensão 1- A própria Controladoria Geral do Estado realiza a avaliação da informação prestada ao cidadão e sendo o caso, determina sua melhoria antes mesmo de o cidadão tomar conhecimento.

Dimensão 2- O cidadão ao fim do atendimento realiza uma avaliação de satisfação.

Dimensão 3- A própria secretaria realiza uma avaliação dos trabalhos prestados pela Ouvidoria e apresentados no Relatório anual e nos relatórios trimestrais de trabalho.

 

CONTATOS

Em caso de dúvidas:

Mediação Escolar: 36136453

SAGR 36132549

SAGP 36136403

Comissão de Ética 996740793

USC 36134044 / 996786071

Telefones e e-mails das DREs e unidades escolares Telefones Úteis Unidades Escolares - SEDUC

Telefones da Seduc sede Telefones Úteis - SEDUC