Professores apostam no ensino de matemática por meio de malhas dimensional

Adilson Rosa | Seduc-MT

Professores de matemática da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara, participaram de um curso cujo foco é apresentar e dar suporte à exploração do produto educacional desenvolvido pela professora Maria Bezerra Tejada Santos, que concluiu recentemente o mestrado.

Trata-se do curso “kit malhas dimensional e o olhar à desconstrução dimensional das formas: curso de formação para professores que ensinam matemática”.

O kit é composto por uma caixa de MDF composto por quatro tipos de malha (quadriculada, quadriculada pontilhada, triangular e triangular pontilhada). O produto busca desenvolver o chamado “olhar matemático” a partir do trabalho com diferentes dimensões frente a uma figura geométrica.

“Com o kit que dispõe de mais materiais, como pincéis e régua, os alunos passam a trabalhar a matemática a partir da figura geométrica”, explica a professora.

Os professores utilizaram 17 kits confeccionados por alunos, no ano passado, durante a dissertação de mestrado de Maria Bezerra. Todo o material, doado para a unidade escolar, foi utilizado para a parte prática da formação.

O Curso é dividido em duas partes sendo a parte teórica de 20 horas realizada no final de janeiro com 18 participantes. Nesta etapa o kit foi apresentado e explorado, destacando elementos teóricos que alicerçaram seu desenvolvimento e a relação das atividades propostas com a BNCC.

Segundo a professora Márcia Andréia Araújo, participar do curso tem sido muito importante pois obteve novas descobertas, olhares e agregará muito em sua prática pedagógica. “Vou colocar em prática o que aprendi aqui”, comemora.

A segunda parte do curso é o trabalho em sala. Os professores que optarem por explorar o kit durante o semestre poderão computar até 20 horas de carga horária prática junto ao curso.

“Os participantes demonstram interesse em dar continuidade na exploração desta segunda parte com suas respectivas turmas. Essa segunda parte é importante pois estimula a utilização prática do kit com os alunos da escola”, assinala Maria Bezerra.

No entendimento da professora que realizou a formação, a entrega dos kits para a escola foi uma ação importante, pois deixa à disposição dos alunos e professores da unidade a possibilidade de aplicação em novas turmas. “Além da possibilidade de adaptação e desenvolvimento de novas atividades especialmente a partir do desenvolvimento de formação continuada dos professores”, frisou. Maria Bezerra cursou o mestrado na UFMT, câmpus de Sinop.

Mais informações sobre o kit estão disponibilizadas gratuitamente no endereço eletrônico www.ufmt.br/curso/ppgecm