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Acesso De Professor / TAE
AO GSUITE

Para que os profissionais da educação e estudantes tenham aceso à plataforma G Suite o mais breve possível, a Seduc está conduzindo um trabalho em parceria com a Google, de forma a prover juntamente com as contas, as turmas já criadas conforme sistema Sigeduca, com os professores e estudantes matriculados. 

Os professores e estudantes usufruirão de um ambiente virtual correspondente à turma da escola, sem a necessidade de adicionar manualmente os alunos ou criar as turmas.  

Cada profissional da educação e estudante da rede estadual de ensino receberá um e-mail institucional @edu.mt.gov.br, por meio do qual terá acesso à plataforma.  

Clique Aqui para acessar o formulário de consulta do e-mail institucional de Professor e TAE. 

Aproveite para conhecer a plataforma por meio dos vídeos que a Seduc criou especialmente aos nossos professores. 

Mensagem de boas-vindas 

 

Como acessar a Sala de Aula 

Após receber seu e-mail institucional, você terá acesso ao ambiente G Suite: uma plataforma com várias ferramentas que o professor e estudante pode fazer proveito. 

Veja neste vídeo como você faz o login.  

Lembrando que o link de acesso à plataforma é https://classroom.google.com

 

Como adicionar pessoas no Google Classroom 

Ainda que exista um processo automático que adiciona diariamente novos professores e estudantes nas suas respectivas Turmas conforme o sistema Sigeduca, pode ser ser necessário adicionar algum professor ou estudante manualmente numa turma.  

Fique tranquilo. Somente usuários que possuam o e-mail institucional podem ser adicionados nas turmas.  

Este é um processo bem simples e fácil. Confira no vídeo abaixo. 

 

Como enviar o código da sua turma no Classroom para os estudantes 

Por meio do código da turma, um estudante que possua o e-mail institucional poderá ingressar na turma. Confira neste vídeo como fazer. 

 

Como usar o Google Meet em suas aulas  

O Google Meet permite que o professor se reúna ao vivo com seus alunos. Cada turma possui sua sala virtual no Google Meet. Aprenda neste vídeo sobre esta ferramenta e como realizar as reuniões virtuais. 

 

Como utilizar o Mural  

O mural é uma excelente ferramenta do Google Sala de Aula (Classroom) que permite aos professores realizarem comunicados à turma. Confira neste vídeo como utilizá-lo. 

 

Como organizar minha sala em tópicos 

Os tópicos são uma forma de organizar os conteúdos e atividades de uma Sala de Aula. Nossas turmas estão sendo criadas já com um tópico de cada Disciplina. Novos tópicos podem ser criados, conforme a necessidade dos professores.  

Confira neste vídeo como criar e gerenciar os tópicos. 

 

Como criar uma atividade com Nota  

O Google Sala de Aula permite aos professores criar atividades de vários tipos e avaliações de vários formatos. É possível criar rúbricas que permitem que seus estudantes saibam os critérios que serão considerados na avaliação. Tudo isso com somado a um processo simples de entrega de trabalhos e devolutivas aos alunos.  

Confira neste vídeo como criar uma atividade com Nota. 

 

Como reutilizar postagens 

O Google Sala de Aula facilita a vida do professor ao permitir reutilizar postagens. Confira neste vídeo como fazer. 

 

Professor, quer mais uma novidade?  

A Seduc preparou um curso no Portal COS, com direito à certificado. Todos estes vídeos estão disponibilizados no curso, além de um fórum onde os participantes podem postar dúvidas e ajudar outros.  

Trilha Pedagógica Google Classroom - Conteúdo Educativo, Comunicação e Feedback, Ensino Híbrido, Google Meet, E-mail Institucional, Atividades Criativas

 

Acesse http://ead.seduc.mt.gov.br