Pular para o conteúdo
Voltar

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR



O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado. O programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis aos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais e da oferta de refeições que cubram suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Coordenadoria de Alimentação Escolar
A Secretaria de Estado de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar atende 141 municípios e 768 unidades escolares totalizando 395 mil alunos. A equipe é constituída por coordenador, nutricionistas e supervisores, que são responsáveis por orientar as Assessorias Pedagógicas no planejamento das ações inerentes ao PNAE. Além de acompanhar as Câmaras de Negócios na realização dos Processos Licitatórios, Pregão e Chamada Pública para registro de preços de gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas estaduais, e quando necessário realizar monitoramento e acompanhamento in loco. 

Objetivos
Propor e acompanhar estratégias de educação alimentar e nutricional nas escolas, além de promover capacitação para diretores, membros do CDCE e apoio em nutrição escolar. Monitorar, orientar e avaliar a execução do PNAE nas escolas estaduais, adotando quando necessário as medidas para apuração de responsabilidades de servidores que tenham deixado de cumprir as normas estabelecidas nas Instruções Normativas nº 005/2019/GS/SEDUC/MT.

 

Cardápio 2021

Creches

Educação de Jovens e Adultos

Ensino Regular

Ensino Fundamental - Integral

Ensino Médio - Integral

Educação Indígena e Quilombola

Educação do Campo

Orientativos

Manuais

Legislações