Pular para o conteúdo
Voltar

Escola comemora aniversário de Várzea Grande com apresentação cultural

Dança embala alunos da Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva, na festa dos 155 anos de fundação do município
Adilson Rosa | Seduc-MT

Os alunos ficaram empolgados com as apresentações - Foto por: Divulgação
Os alunos ficaram empolgados com as apresentações
A | A

Apresentação cultural com grupo de cururueiros marcou presença na Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva, no Jardim dos Estados, em Várzea Grande, nos festejos alusivos aos 155 anos de fundação da cidade.

O momento contou com a leitura da história da fundação de Várzea Grande, pois a escola recebe alunos oriundos de vários estados e até mesmo de outros países. 

No momento cultural, o casal João de Barros e Josefa Barros arrancou aplausos ao apresentar a dança do cururu. “Para muitos alunos, foi o primeiro contato com uma das manifestações culturais mais tradicionais do município.

Foi um momento histórico e de magia”, assinala a professora de geografia Paulina Silva de Almeida, uma das idealizadoras do evento.

Os alunos ainda foram brindados com apresentação do grupo Lambadeiros de Elite, de Cuiabá; que apresentou passes de rasqueado, lambadão e lambadinha. O grupo ainda realizou um worshop para ensinar passos básicos dos ritmos apresentados.

Conforme a professora Paulina, o evento também reforça a Lei 11645/2008 - História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, uma vez que todas as apresentações, possui em sua raiz, elementos afro e indígenas. Como a apresentação, foi no dia 13 de maio, a Abolição da Escravatura no Brasil também foi lembrada.