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Coordenadores das DREs nas áreas de Infraestrutura e Patrimônio estão mais preparados para dar suporte às unidades escolares

Eles também deverão orientar diretores quanto ao fluxo de processos, uso de recursos financeiros e prestação de contas
Luciana Oliveira | Seduc MT

Harlei Claiton
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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através da Secretaria Adjunta de Infraestrutura e Patrimônio (SAIP), recebeu nesta semana os 15 coordenadores de Infraestrutura, Patrimônio e TI das DREs para uma capacitação na Administração Central, em Cuiabá.

O encontro faz parte do processo de implantação das DREs e foi realizado para preparar melhor os coordenadores, que tem a responsabilidade de orientar as unidades escolares quando a execução, gestão e monitoramento das ações ligadas à execução de obras físicas e ao patrimônio. Eles também deverão orientar diretores quanto ao fluxo de processos, uso de recursos financeiros e prestação de contas.

Alessandro Arzani, que é coordenador na DRE de Juína, vê sua participação no curso como um ganho de conhecimento. “A capacitação está sendo muito esclarecedora, conhecemos melhor quem é quem dentro da estrutura da Secretaria, assim como os produtos e normativas e essas informações vão facilitar muito o nosso trabalho atendendo aos diretores das escolas”.

A coordenadora da DRE de Confresa, Maria Rosalina F. Passos, conta que o grupo já estava muito unido, e acabava tirando algumas dúvidas entre si, mas agora estão aprendendo ainda mais. “É muito gratificante, não imaginávamos que seria assim, tão produtivo, porque com essa formação consolidamos conhecimento, sanamos dúvidas e orientaremos melhor nossas unidades”.

A servidora Daiane Viana, que é do Núcleo de Gestão Estratégica, da SAIP e foi a facilitadora do curso na quinta-feira (12.05), ofereceu explicações sobre o PDE Infraestrutura, Mobiliário e Conectividade, detalhando como é permitido utilizar o recurso, como classificar as unidades escolares para saber como ela se enquadra dentro das normas legais que regem este tipo de recurso, além de esclarecer as normas pertinente ao assunto.

Daiane celebra a possibilidade de reunir os profissionais durante uma semana e poder realizar a troca de experiências entre eles, além disto, ela ressalta que ofertar esse conhecimento, faz parte do processo de descentralização da Seduc. “Estamos dando o embasamento técnico para que aconteça o suporte dentro de cada polo das DREs. Agora eles estão mais capacitados para auxiliar lá na ponta e com mais autonomia, sem depender da administração central”.

As capacitações estão sendo gravadas para posterior disponibilização no Portal COS da Seduc, o objetivo é que futuros integrantes das equipes nas DREs, tenham acesso ao conhecimento e a troca de experiências que ocorrem durante os encontros. Esta ação é uma parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento, ligada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas.