Pular para o conteúdo
Voltar

Professores e alunos da escola indígena Waomorã participam de curso de Olericultura Básica

A despesas com a aquisição de sementes, materiais e equipamentos foram custeadas pela Seduc, por meio do Plano de Desenvolvimento Escolar
Seduc-MT

Na horta foram preparados canteiros de 10m x 1m para a plantação de verduras, frutos, leguminosas e ervas medicinais. - Foto por: Seduc-MT
Na horta foram preparados canteiros de 10m x 1m para a plantação de verduras, frutos, leguminosas e ervas medicinais.
A | A

Professores e alunos da Escola Estadual Indígena Waomorã, localizada na Aldeia Bom Jesus da Lapa, TI Parabubure, Município de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), participaram esta semana do curso de Olericultura Básica, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O curso teve duração de 40 horas e teve por objetivo proporcionar assistência alimentar suplementar aos estudantes e comunidade, promover a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino-aprendizagem e melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade.

As despesas com a aquisição de sementes, adubo, calcário, materiais e equipamentos necessários foram feitas por meio do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) da Seduc. A unidade conta ainda com investimentos através do Programa Saúde na Escola.

Resgatar a cultura alimentar Xavante, bem como plantar novos hábitos alimentares se tornou foco da escola indígena. “É um desafio inserir no cardápio dos indígenas frutas, legumes e verduras que não fazem parte da nossa cultura. Estamos otimistas e a comunidade está preparada e organizada para dar sequência ao projeto que contribui também para a nossa subsistência”, pontuou o diretor da escola, Bras Tserenhada.

Na horta foram preparados canteiros de 10m x 1m para a plantação de verduras, frutos, leguminosas e ervas medicinais. As Mudas de batata doce, açafrão, cará, hortelã, pimenta foram cedidas pelo diretor de outra escola da região.





Editorias