Seduc realiza simpósio para compartilhar pesquisas dos profissionais da educação

Inscrições para o evento estão abertas até dia 13 de dezembro
Rebeca Cruz | Seduc-MT

O evento acontecerá no dia 15 de dezembro de 2021 - Foto por: Divulgação
O evento acontecerá no dia 15 de dezembro de 2021

A secretaria de Estado de educação (Seduc-MT) promove o “1° Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação”. O evento acontecerá no dia 15 de dezembro de 2021, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e contará com diversas atividades ofertadas pelos servidores (Técnicos e Professores) que concluíram ou estão em formação na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do evento até o dia 13 de dezembro.

O encontro tem como objetivo fomentar práticas educacionais, compartilhar experiências, divulgar pesquisas, além de promover diálogos com a sociedade.

Para o analista de desenvolvimento socioeconômico, Lucas Biondi, o evento é uma ótima oportunidade para compartilhar experiências. “A ideia é dar visibilidade para os trabalhos que os servidores estão desenvolvendo, o conhecimento, as tecnologias e estratégias que, posteriormente, serão adotadas nas unidades escolares”, relata o analista.

A pós-graduação é uma prática incentivada pela Seduc, em 2021, 36 servidores saíram de licença para obtenção do título de Mestrado e 23 para o doutoramento.

Professora Doutora em Literatura Africana de Língua Portuguesa, Luana Soares de Souza, já submeteu o seu trabalho para o evento e ressalta que é a realização desse encontro é fundamental para a educação. “Eu já apresentei trabalhos em alguns eventos e acredito que é muito importante a participação de todos os professores, uma vez que isso ajuda a compartilhar conhecimento e divulgar a ciência”, destaca a doutora.

Já para Técnica Administrativa Educacional, da Escola Professora Adalgisa de Barros, Crissya Laura de Moraes Nascimento, a troca de experiência em ações desenvolvidas durante o simpósio é importante para que o conhecimento ultrapasse os limites da academia e passe a fazer parte da rotina em sala. “Achei muito interessante a ideia do evento, pois muitas vezes a gente faz a pesquisa e os resultados obtidos ficam apenas no meio acadêmico, não chegam até os nossos colegas no ambiente de trabalho”, revela a professora.

A programação do simpósio conta com a apresentação de trabalhos divididos por eixos temáticos como Protagonismo Estudantil, Novo Ensino Médio, Tecnologia na Educação e Práticas Pedagógicas Inovadoras, além de palestras sobre Práticas Educacionais para a Diversidade e Práticas Socioemocionais no Ambiente Escolar.

(Supervisão de Natália Leão)