Estudantes conquistam 3 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra

Uma das equipes disputará a quarta fase, em nível nacional, que também será online

- Foto por: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Plena Padre José de Anchieta, em Mirassol D’Oeste, fizeram bonito na Olímpiada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, edição 2021. Três equipes conquistaram medalhas de ouro na fase estadual.

Uma das equipes – formada por três alunos – disputará a quarta fase, em nível nacional, que também será online. A escola foi a melhor classificada entre as escolas públicas do Estado. A Escola Estadual Governador José Fragelli, da Arena Pantanal, em Cuiabá, Escola Plena vocacionada ao esporte, conquistou medalha de bronze na competição.

Com a supervisão das professoras Elisane de Andrade do Prado Souza e Magali Dias Silva Menezes, os alunos da Padre José de Anchieta realizaram as atividades da olimpíada no período vespertino, contraturno das aulas presenciais. Foram formadas três equipes de alunos para os trabalhos propostos pela Olimpíada: equipe Supremos, Voz Ativa e Fênix.

Os estudantes participantes da Olimpíada devem demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

A gestora Geani de Cássia Rodrigues assinala que foram muitos os desafios enfrentados para a organização dos alunos. Ela explica que não foi possível reunir todos os integrantes das equipes presencialmente devido às questões pandêmicas, seja por contingente de alunos em sala ou devido àqueles que se inserem no grupo de risco e não puderam comparecer na escola.

“O apoio dos pais foi fundamental, assim como de toda equipe pedagógica e da gestão escolar, além de professores de todas as áreas de conhecimento. Com isso, as dificuldades se transformaram em oportunidades de aprendizado, colaboração e trabalho em equipe”, ressalta.

No entendimento da diretora, conquistar o 1º lugar, na olimpíada, entre as escolas públicas estaduais é orgulho para toda comunidade escolar, além disso os resultados mostram o grande potencial e comprometimento dos alunos e o quanto a equipe escolar está empenhada no processo de ensino aprendizagem.

“O resultado foi extremamente gratificante, pois alcançar essa conquista traz uma satisfação imensa para toda a comunidade escolar”, comemora a diretora.